icon redes sociais

logo CFC

CFC Informa

Prezado(a) %Subscriber:CustomField59%

linha.png

>> Institucional

Governador do Estado de Alagoas prestigia Seminário Regional Interamericano de Contabilidade

Da esq. para a dir.: Carlos Sampaio, presidente do CRCAL; Idésio Coelho, presidente do Ibracon; Maria Clara Bugarim, presidente da Abracicon; António Domingos de Azevedo, bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal; José Martonio Alves Coelho, presidente do CFC; Renan Filho, governador de Alagoas; Gustavo Gil Gil, presidente da Associação Interamericana de Contabilidade; Ramón Vicente Nicastro, presidente da Federação Argentina de Conselhos Profissionais de Ciências Econômicas; Juarez Domingues Carneiro, presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade; e George Santoro, secretário de Estado de Fazenda de Alagoas

 

Maceió – O investimento em educação continuada, a qualidade no serviço prestado, o reforço do papel do contador como agente de fiscalização da sociedade são alguns dos grandes desafios que a profissão contábil enfrentará no Brasil e no mundo ao longo dos próximos anos. Essas são algumas das conclusões dos palestrantes do Seminário Regional Interamericano de Contabilidade, evento realizado no Hotel Jatiúca, em Maceió, nos dias 12 e 13 de março.

bt-saiba_mais.jpg linha.png

Publicado Edital do Exame de Qualificação Técnica de 2015

Brasília – O Conselho Federal de Contabilidade publicou neste dia 12 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o extrato do edital do 15º Exame de Qualificação Técnica (EQT). As inscrições para o Exame, cujas provas serão aplicadas de 24 a 26 de agosto, permanecerão abertas no período de 18 de maio a 10 de junho.

bt-saiba_mais.jpg linha.png

CFC participa da I Semana Contábil e Fiscal de Estados e Municípios

Brasília –  A I Semana Contábil e Fiscal de Estados e Municípios (Secofem) começou na segunda-feira (9). O evento, idealizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), conta com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e da Escola de Administração Fazendária (Esaf). O objetivo da iniciativa é reciclar e aperfeiçoar conhecimentos em contabilidade aplicada ao setor público. Na abertura, o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, representou o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho.

bt-saiba_mais.jpg linha.png

Seminário de vice-presidentes e chefes de Registro do Sistema CFC/CRCs

Brasília – Durante os dias 11 e 12 de março, os vice-presidentes e chefes de Registro dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) do Brasil estiveram reunidos no CFC. O seminário foi aberto na manhã de quarta-feira (11), pelo vice-presidente de Registro do CFC, Nelson Zafra. Os demais membros da Câmara de Registro do CFC também participaram da abertura do evento.

bt-saiba_mais.jpg linha.png

Tesouro Nacional orienta entes da Federação que ainda não adotaram o PCASP

Brasília – Com o objetivo de apoiar os entes da Federação no processo de transição para o novo modelo de plano de contas, demonstrações contábeis e coleta de dados contábeis e fiscais, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) divulga a Nota Técnica nº 4/2015/CCONF. Esse documento traz orientações acerca do preenchimento da Demonstração das Variações Patrimoniais – DVP na Declaração das Contas Anuais – DCA do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – Siconfi para os entes que não adotaram o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP em 2014.

bt-saiba_mais.jpg linha.png

>> Eventos do Sistema CFC/CRCs

linha.png

X Encontro Nacional da Mulher Contabilista

O CFC, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, com a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis, vai realizar a décima edição do Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2015, no Centro de Convenções do Hotel Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR). Com o lema “Mulher: Energia, Conhecimento e Arte”, o Encontro Nacional da Mulher Contabilista tem por objetivo a promover o aprimoramento técnico-cultural e desenvolver ações de incentivo à maior participação das mulheres contabilistas na vida social e política do País, como forma de destacar o papel e a importância da mulher no contexto social, além de impulsioná-las ao empreendedorismo .

bt-saiba_mais.jpg rodape.pnglinha.png