icon redes sociais

logo CFC

CFC Informa

Informativo online do Conselho Federal de Contabilidade | nº 78 | Ano II  20 de fevereiro de 2015

>> Institucional


Exame de Suficiência X Exame de Qualificação Técnica: entenda as diferenças 

Brasília – O Conselho Federal de Contabilidade é responsável pela aplicação de dois exames aos profissionais da área contábil: o Exame de Suficiência e o Exame de Qualificação Técnica (EQT). Conheça detalhes sobre o que são essas provas e entenda as diferenças entre eles.

bt-saiba_mais.jpg 

linha.png

CFC recebe presidente do Conselho Federal da OAB em debate sobre novo Código do Processo Civil

O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho (à esquerda), recebeu no CFC, em 2014, o presidente do CFOAB, Marcus Vinícius Coêlho

Brasília – O Conselho Federal de Contabilidade receberá como palestrante na primeira edição de 2015 do projeto Quintas do Saber, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho. O evento será realizado na próxima quinta-feira (26/02), às 16h, e é uma parceria entre a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e o CFC. O presidente do Conselho, José Martonio Alves Coelho, mediará o debate.

bt-saiba_mais.jpg linha.png

Separar documentos com antecedência pode evitar correria na hora de declarar o IR

Brasília – A Receita Federal recebe, este ano, a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2015, ano-base 2014, no período de 2 de março a 30 de abril. A expectativa do Fisco é que 27,5 milhões de pessoas apresentem a declaração - 500 mil a mais do que no ano passado. Para não cair na malha fina e evitar problemas com o Leão, o primeiro passo é separar os documentos para a declaração com antecedência, garantindo a restituição do Imposto de Renda (IR), caso tenha direito. A dica é do vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Luiz Fernando Nóbrega. 

bt-saiba_mais.jpg 

linha.png

Contadores e advogados não devem responder por autuações

Brasília – O jornal Valor Econômico publicou, no dia 13 de fevereiro, uma notícia sobre duas decisões recentes do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), nas quais se considerou que advogados e contadores não devem ser responsabilizados solidariamente por autuações. Paulo Schnorr, conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), é um dos entrevistados da matéria.  Leia a notícia. 

bt-saiba_mais.jpg

linha.png 

CRCMT e Sindifisco estudam parcerias

Cuiabá – Duas das mais importantes entidades representativas do setor econômico do Estado, o Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT) e o Sindicato dos Fiscais de Tributos Estaduais de Mato Grosso (Sindifisco) reuniram-se na última sexta-feira (13) para discutir próximas ações e parcerias voltadas para a área. Entre os pontos elencados pelos presidentes das duas instituições está a construção de uma legislação mais compreensível e abrangente à população, a implantação do Observatório Social e a união do CRCMT e SINDIFISCO em eventos, palestras e encontros realizados no Estado. 

bt-saiba_mais.jpg

linha.png 

>> Eventos do Sistema CFC/CRCs

Seminário Regional Interamericano de Contabilidade

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), em parceria com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), realizarão o Seminário Regional Interamericano de Contabilidade nos dias 12 e 13 de março de 2015, no Hotel Jatiúca, em Maceió (AL). O evento tem como propósito estimular a discussão e a reflexão sobre temais atuais, proporcionando aos profissionais da área, bem como aos estudantes, uma gama de oportunidades para aprimoramento.

bt-saiba_mais.jpg


linha.png


IV Seminário Internacional de Contabilidade Pública

Já estão abertas as inscrições para o IV Seminário Internacional de Contabilidade Pública que será realizado de 25 a 27 de maço de 2015, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte. Com o lema Contabilidade Pública, Gestão e Cidadania o evento pretende reunir profissionais da contabilidade de todo o País para discutirem assuntos ligados à contabilidade pública. As vagas são limitadas.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

X Encontro Nacional da Mulher Contabilista

O CFC, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, com a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis, vai realizar a décima edição do Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2015, no Centro de Convenções do Hotel Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR). Com o lema “Mulher: Energia, Conhecimento e Arte”, o Encontro Nacional da Mulher Contabilista tem por objetivo a promover o aprimoramento técnico-cultural e desenvolver ações de incentivo a maior participação das mulheres contabilistas na vida social e política do País, como forma de destacar o papel e a importância da mulher no contexto social, além de impulsioná-las ao empreendedorismo .

bt-saiba_mais.jpg rodape.pnglinha.png