icon redes sociais

logo CFC

CFC Informa

Informativo online do Conselho Federal de Contabilidade | nº 72 | Ano II  23 de janeiro de 2015

>> Institucional


Profissionais devem entregar declaração ao Coaf sobre operações financeiras até o dia 31

Brasília – O prazo para que os profissionais de contabilidade entreguem a declaração anual negativa ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) termina no dia 31 deste mês. O documento se refere à ausência de operação financeira com indício de lavagem de dinheiro, a chamada “comunicação negativa”. Para o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), os profissionais, assim como as organizações contábeis, não são investigadores ou denunciantes das operações realizadas por seus clientes. “O seu papel é apenas informar possíveis operações ilícitas ao Coaf e contribuir no combate à corrupção”, afirma o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Luiz Fernando Nóbrega.

bt-saiba_mais.jpg 

linha.png

CFC e Instituto dos Auditores Independentes do Brasil realizam reunião

Da esq. para a dir.: Marco Aurélio Fuchida, superintendente-geral do Ibracon; Elys Tevania Carvalho, diretora executiva do CFC; José Martonio Alves Coelho, presidente do CFC; Idésio Coelho, presidente da Diretoria Nacional do Ibracon; e Eduardo Pocetti, presidente do Conselho de Administração do Ibracon

Brasília – Foi realizada na manhã desta quinta-feira (22), na sede do CFC, reunião entre o Conselho Federal de Contabilidade e o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon). Na ocasião, as duas entidades alinharam as estratégias de trabalho para  2015. 

bt-saiba_mais.jpg

linha.png 

Presidente do CFC recebe visita do presidente da Fenacon

Brasília – O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, recebeu, na manhã desta quinta-feira (22), o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Mário Elmir Berti. Com vários assuntos de interesse da classe em comum, os dois presidentes discutiram sobre algumas ações em conjunto. 

bt-saiba_mais.jpg

linha.png 

CFC disponibiliza sala à Febrapam

Brasília – A Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores (Febrapam) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) assinaram um comodato que permite que a Federação utilize uma sala na sede do CFC, em Brasília (DF).  “O CFC estará sempre à disposição para o trabalho em parceria como a Federação”, avisa o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho. Já o presidente da Febrapam, Silvio Lopes Carvalho, disse, por sua vez, que a integração entre a Federação e o CFC irá criar uma atmosfera de respeito mútuo na busca do desenvolvimento profissional. 

bt-saiba_mais.jpg

linha.png 

STN: coleta de informações contábeis e fiscais pelo SISTN será descontinuada em 28 de fevereiro

Brasília - Nesta quarta-feira, 21/1,  tendo em vista a necessidade de elaborar o Balanço do Setor Público Nacional previsto no inciso VII do art. 18 da Lei nº 10.180, de 2001, com base no Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), a Secretaria do Tesouro Nacional – STN publicou no Diário Oficial da União a Portaria nº 32, de 19 de janeiro de 2015. Com a referida Portaria, foi estabelecida a data de 28/02/2015 para a descontinuidade da coleta das informações contábeis e fiscais por meio do Sistema de Coleta de Dados Contábeis e Fiscais dos Entes da Federação – SISTN, gerido pela Caixa Econômica Federal e utilizado pela STN desde a edição da LRF. 

bt-saiba_mais.jpg linha.png

CRCSC: Enescon 2015

Blumenau – Será realizado nos dias 28 e 29 de janeiro, em Blumenau (SC), no Teatro Carlos Gomes, o 3º Encontro dos Empresários de Serviços Contábeis e de Assessoramento do Estado de Santa Catarina (Enescon). Considerado o maior evento do setor contábil de Santa Catarina, o encontro tem por objetivo reunir mais de 400 empresários do setor para a troca de experiências, além do debate sobre a profissão contábil e a busca de soluções para os novos desafios. 

bt-saiba_mais.jpg linha.png

>> Eventos do Sistema CFC/CRCs

X Encontro Nacional da Mulher Contabilista

O CFC, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, com a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis, vai realizar a décima edição do Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2015, no Centro de Convenções do Hotel Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR). Com o lema “Mulher: Energia, Conhecimento e Arte”, o Encontro Nacional da Mulher Contabilista tem por objetivo a promover o aprimoramento técnico-cultural e desenvolver ações de incentivo a maior participação das mulheres contabilistas na vida social e política do País, como forma de destacar o papel e a importância da mulher no contexto social, além de impulsioná-las ao empreendedorismo.

bt-saiba_mais.jpg linha.png

IV Seminário Internacional de Contabilidade Pública

Já estão abertas as inscrições para o IV Seminário Internacional de Contabilidade Pública que será realizado de 25 a 27 de maço de 2015, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte. Com o lema Contabilidade Pública, Gestão e Cidadania o evento pretende reunir profissionais da contabilidade de todo o País para discutirem assuntos ligados à contabilidade pública. As vagas são limitadas.

bt-saiba_mais.jpg linha.png

rodape.png